Recuperação de Perdas da Poupança

Recuperação das perdas da poupança pela incorreta aplicação dos índices inflacionários 

Prezado Cliente, 

Todo poupador que mantinha conta em caderneta de poupança à época dos planos, Verão (Janeiro de 1989), Plano Collor I (Março, Abril e Maio de 1990), Collor II (Fevereiro e Março de 1991), tem direito de cobrar diferenças junto aos bancos. 

Se você tinha valores depositados em cadernetas de poupança nos períodos de 1989, 1990 e 1991, tendo tais contas, data-base até o dia 15 de cada mês (ou seja, o chamado ‘dia de aniversário’, onde era creditada a remuneração mensal pelo banco na poupança), atente-se, você tem valores a receber dos respectivos bancos

Isso porque, os bancos remuneraram os poupadores em percentuais inferiores aos reconhecidos pela Justiça, gerando, portanto, diferenças em favor dos titulares das citadas contas.   

O procedimento para cobrar essas diferenças, não é dos mais complicados. 

Basta ter acesso aos extratos bancários dos citados períodos. 

Para os anos de 1989 e 1991, necessitam-se dos extratos correspondentes aos meses de janeiro, fevereiro e março. Para o ano de 1990, necessário se faz, a obtenção dos extratos dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. 

O interessado deve se dirigir ao banco no qual era – ou é – poupador e solicitar tais extratos. 

Caso não se recorde onde tinha suas contas, procure checar nas declarações do seu ‘imposto de renda’. Provavelmente nestas, você encontrará a discriminação da(s) conta(s) na(s) qual(is) era titular.  

Os bancos são obrigados a fornecer os extratos! Dependendo do banco, o fornecimento varia de 7 (sete) à 30 (trinta) dias. 

E via de regra, os bancos fornecem ao interessado um ‘protocolo’ correspondente a um comprovante de solicitação.

Caso necessite de outros esclarecimentos, contate a 'Roberto Ernandes Contabilidade'

 

 

Proximo